segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

CIÊNCIA MEMÉTICA







Por Ingrid Moura


Se combinarmos biologia, ciência e psicologia e dermos um toque evolucionista teremos a Memética.
Memética pode ser considerada como uma ciência?
Sim, Memética é uma ciência.
Ao ler o nome 'Memética' nosso cérebro logo associa o nome a Genética, e com razão, pois a linha de raciocínio dessas ciências é muito parecida, no entanto não confunda os termos, é parecido, mas não é igual.
Richard Dawkins, professor da Universidade de Oxford, fora o primeiro de sua geração a citar o nome Memética e evidencia isso em sua obra 'O gene Egoísta' publicado em 1976.
Juntamente com a Memética surge o Meme.
E novamente, faremos uma breve associação cerebral, logo que lemos o nome MEME lembraremos GENES. Assim como o gene é um conjunto de códigos que formam cada pessoa o Meme também é.
Memes são 'unidades vivas' que se propagam e evoluem consideravelmente a cada infectação.
Historicamente o DNA biológico surgiu para a replicação e evolução das espécies, durante esse período de aperfeiçoamento, houve uma espécie que tinha capacidade de criar estratégias de sobrevivência e imitavam-se fazendo com a determinada espécie chegasse ao estado máximo de evolução, com suas particularidades surgiu o Homo Sapiens.
Imitar uns aos outros possibilitou que o homem se torna-se independente e diferenciado das outras espécies.
Seguindo essa linha de raciocínio, imitar fortaleceu a espécie humana e deu origem a uma unidade de vida que hoje chamamos de Meme!
O Memes é como um vírus, o vírus invade o organismo infectando-o e acaba por propagar-se a outros organismos.
É correto dizer que o Meme é o DNA cultural de cada pessoa, no entanto, diferentemente do DNA biológico, o DNA cultural da Memética pode ser propagado de diversas formas.
E você agora deve estar pensando: Balela!
Pois bem, se ainda não compreendeu preste atenção nos exemplos a seguir:
Um Meme é tudo que existe, desde um livro, uma opinião, uma conversa amistosa, uma aula, um conto, aquele refrão daquela música que você passou dias cantando mesmo sem gostar dela: É um Meme!
Um Meme também é uma logomarca, por exemplo, a Coca-Cola, quando pensamos em um refrigerante de cola, logo lembramos da Coca-Cola, quando vemos as cores vermelho e amarelo associamos isso ao Mcdonalds.
Acredito que agora você esteja começando a entender!
O homem possui uma natureza 'mimética', ou seja, ele é um imitador nato, e é por tal razão que um Meme consegue propagar-se em questão segundos.
Nós somos 'imitadores' uns dos outros, aprendemos imitando os nossos semelhantes. Por exemplo, esse artigo é um Meme, se este Meme for forte o suficiente conseguirá contaminar as pessoas que estão lendo e será evoluído pela necessidade de adquirir conhecimento, em outras palavras, a curiosidade.
Um Meme pode contaminar um mol de pessoas e replicar-se, conquanto se houver uma pessoa com Memes mais fortes, ela não será contaminada.
Como já fora citado, o Meme é uma 'unidade viva, sendo assim, quando você propaga um Meme quem estará sendo beneficiado não será você e sim O Meme.
Está confuso? Vou explicar!
Por exemplo, esse artigo sobre Memética é um Meme, o Meme por sua vez é uma 'unidade viva', em breve perceberemos que as pessoas que leram esse artigo estarão falando sobre Memética pela faculdade, em casa ou no trabalho, replicando um Meme que surgiu vindo de uma informação escrita, os infectados procuraram livros e mais artigos que falem da Memética e aperfeiçoaram esse Meme para contaminar mais pessoas, quanto mais pessoas forem infectadas com a propagação dessa ciência, logo quem criou ou imitou esse Meme pensará que foi beneficiado, no entanto o único beneficiado é o próprio Meme que na condição de 'unidade viva' alcançou o seu objetivo, que é infectar e replicar.

'Nós não temos opiniões. As opiniões nos têm. '

O Meme é egoísta, ele não se preocupada com o bem estar do seu hospedeiro.
Passamos a vida na concepção de que somos donos das nossas vontades e atitudes, a Memética mostra que estamos errados.
Vamos ilustrar um pouco para melhor entendimento:
Um partido político é um Meme. Se uma pessoa filia-se a um partido político, ela não filiou-se porque identificou-se com o ideal do partido, ela não aderiu ao esse partido o partido que aderiu a ela.
Não é possível quantificar quantas vezes nós fomos e somos apenas hospedeiros de um Meme alheio, inúmeras vezes propagamos idéias que nem ao menos são nossas ou tão pouco são idéias que possam causar beneficio a nós mesmos.




Referências

Memética, Lair Ribeiro
O gene Egoísta, Richard Dawkins

Nenhum comentário:

Postar um comentário